terça-feira, 25 de maio de 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

Escolas públicas vão estar encerradas em todo o país a 13 de Maio

Por ocasião da visita do Papa Bento XVI, todas as escolas públicas do país vão estar encerradas a 13 de Maio, devido à tolerância de ponto concedida à Função Pública, o que deixará os estabelecimentos de ensino sem professores e funcionários. O encerramento de escolas irá ainda afectar Lisboa, Porto, Fátima e Ourém noutros dias da presença de bento XVI em Portugal.

Ofício enviado ao Centro Distrital de Segurança Social de Portalegre relativo ao Centro Infantil de Santo António das Areias

Exmos. Srs.

A Associação de Pais vem por este meio manifestar a sua indignação perante mais um episódio de falta de respeito pelas condições de trabalho das funcionárias do Centro Infantil de Santo António das Areias, e pelas condições de frequência das crianças ali inscritas
Desde 2008 (pelo menos) que a gestão do Centro Infantil tem vindo a retirar funcionárias do Centro Infantil, seja provisória ou permanentemente, com a justificação de que estas mesmas funcionárias fazem falta noutros serviços. É lamentável este tipo de gestão “tapa-buracos”, quando temos em causa crianças de tão tenra idade, que se afeiçoam às profissionais, necessitam de rotinas e estabilidade. Se as necessidades em termos de recursos humanos são recorrentes, então a solução nunca deveria passar pela constante “transferência” de meios humanos, que causam naturais transtornos às profissionais, alteram os esquemas de trabalho nas instituições, e mais importante do que tudo isto, prejudicam as crianças.
Até quando vamos prosseguir? Tudo indica que até ao fecho da instituição! Quando toca a crianças não podemos ter parentes pobres, não podemos privilegiar uns em relação a outros, temos que trabalhar em conjunto para garantir que todos têm os mesmos direitos. A política da instituição que V. Exa. representa tem agido contra todas estas premissas, num flagrante caso de descriminação negativa contra o Centro Infantil de Santo António das Areias.
Mais se acrescenta que o serviço que é prestado no Centro Infantil é comparticipado pelos pais, em mensalidades que variam consoante os seus rendimentos. No regulamento Interno de Funcionamento fala-se inclusive de clientes!!!! Falando concretamente do caso da creche, em que temos presentes crianças com 3 anos, a ausência da Educadora compromete o plano de trabalho estabelecido no princípio do ano e todo o processo educativo. É intolerável esta falta de respeito e consideração!

Pedimos então, Exmos. Srs., que se dignem a responder a este email, referindo se perante a situação apresentada e a legislação aplicável, a instituição que representam tem agido em conformidade, de modo a garantir a qualidade do serviço prestado e o bom funcionamento do Centro Infantil de Santo António das Areias.
A nós, pais, parece-nos claramente que não!
Receba cordiais cumprimentos
A Associação de Pais