quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pedido de Participaç​ão em Investigaç​ão

Boa noite,


O meu nome é Maryse Guedes. Sou detentora do Mestrado Integrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e encontro-me a desenvolver um projecto de investigação, enquadrado no Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia Clínica - Temática Psicologia da Família e Intervenção Familiar (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) que beneficia do apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da orientação científica da Professora Doutora Maria Cristina Canavarro (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).


No contexto deste projecto de investigação, estamos interessadas em melhor compreender as razões favoráveis e desfavoráveis a tornar-se mãe/pai, actualmente percepcionadas pelos adultos portugueses. Para esse efeito, desenvolvemos uma versão experimental da Escala de Motivações para a Parentalidade (EMP; Guedes, Carvalho, Pires, & Canavarro, 2011). Neste momento, necessitamos da participação de um vasto número de mães e pais portugueses, por forma a refinar esta versão experimental da escala e a constituir uma versão final, com os itens que revelem melhores características psicométricas.


Nesse sentido, gostaria de solicitar a colaboração dos pais e mães da Associação de Pais do Concelho de Marvão para participar e divulgar este trabalho. A escala de resposta encontra-se disponível através do seguinte link:



https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDc0YmRZNnN4eUdSVjNQQzE5dk5adFE6MQ

Os dados serão tratados colectivamente, de forma a garantir, o anonimato dos participantes e total confidencialidade dos dados por eles fornecidos. Estes dados serão utilizados somente para fins de investigação.

Todas as participações são verdadeiramente fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho, assim como a sua divulgação por contactos, amigos e familiares.

Desde já, agradeço a todas/todos aquelas/aqueles que tenham a amabilidade e generosidade de despender um pouco do seu tempo para colaborar e divulgar a presente investigação.

Disponibilizo-me para qualquer esclarecimento adicional,

Atenciosamente,

Maryse Guedes

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Encontro entre Associações de Pais (Nuremberga/Alemanha e Marvão/Portugal)



O encontro com o Presidente da Associação de Pais da escola parceira, no âmbito do Projecto Hand in Hand – Learning to work together (Comenius Regio), quando da visita do grupo alemão a Marvão a 20 de Outubro passado, foi muitíssimo útil e interessante. Tivemos oportunidade de trocar impressões sobre problemas comuns mas também aquilo que nos diferencia. Enquanto os problemas do meio escolar marvanense se prendem essencialmente com o número cada vez mais reduzido de alunos, do lado de Nuremberga, são cada vez mais aqueles que apostam no ensino comercial proposto pela Escola parceira, para além do multiculturalismo crescente que se vive nesta cidade alemã, que trazendo inegáveis vantagens culturais e humanas, aporta igualmente problemas de integração.
Em ambas as associações, as preocupações são comuns, bem como o modo de funcionar: em regime de voluntariado e tendo sempre como objectivo primordial, a defesa dos direitos dos nossos filhos.