terça-feira, 4 de maio de 2010

Ofício enviado ao Centro Distrital de Segurança Social de Portalegre relativo ao Centro Infantil de Santo António das Areias

Exmos. Srs.

A Associação de Pais vem por este meio manifestar a sua indignação perante mais um episódio de falta de respeito pelas condições de trabalho das funcionárias do Centro Infantil de Santo António das Areias, e pelas condições de frequência das crianças ali inscritas
Desde 2008 (pelo menos) que a gestão do Centro Infantil tem vindo a retirar funcionárias do Centro Infantil, seja provisória ou permanentemente, com a justificação de que estas mesmas funcionárias fazem falta noutros serviços. É lamentável este tipo de gestão “tapa-buracos”, quando temos em causa crianças de tão tenra idade, que se afeiçoam às profissionais, necessitam de rotinas e estabilidade. Se as necessidades em termos de recursos humanos são recorrentes, então a solução nunca deveria passar pela constante “transferência” de meios humanos, que causam naturais transtornos às profissionais, alteram os esquemas de trabalho nas instituições, e mais importante do que tudo isto, prejudicam as crianças.
Até quando vamos prosseguir? Tudo indica que até ao fecho da instituição! Quando toca a crianças não podemos ter parentes pobres, não podemos privilegiar uns em relação a outros, temos que trabalhar em conjunto para garantir que todos têm os mesmos direitos. A política da instituição que V. Exa. representa tem agido contra todas estas premissas, num flagrante caso de descriminação negativa contra o Centro Infantil de Santo António das Areias.
Mais se acrescenta que o serviço que é prestado no Centro Infantil é comparticipado pelos pais, em mensalidades que variam consoante os seus rendimentos. No regulamento Interno de Funcionamento fala-se inclusive de clientes!!!! Falando concretamente do caso da creche, em que temos presentes crianças com 3 anos, a ausência da Educadora compromete o plano de trabalho estabelecido no princípio do ano e todo o processo educativo. É intolerável esta falta de respeito e consideração!

Pedimos então, Exmos. Srs., que se dignem a responder a este email, referindo se perante a situação apresentada e a legislação aplicável, a instituição que representam tem agido em conformidade, de modo a garantir a qualidade do serviço prestado e o bom funcionamento do Centro Infantil de Santo António das Areias.
A nós, pais, parece-nos claramente que não!
Receba cordiais cumprimentos
A Associação de Pais

Sem comentários: